05 junho 2006

Religião e/ou Deus no coração


Eu evito postar temas muito polêmicos no meu blog para não colocar ninguém em situação delicada, e nem me colocar em situações delicadas mas dessa vez resolvi arriscar!

Há um tempo atrás passei em frente à uma igreja evangélica gigante como um Shopping Center, próxima ao Parque D. Pedro II. Havia um estacionamento para ônibus que estava lotado e do lado de fora também havia ônibus por todos os lados, inclusive em lugares proibidos, mas ok, isso não vem ao caso, o que quero dizer é que eram ruas e mais ruas tomadas por ônibus. Passo sempre por ali e uma vez por mês, pelo menos, há esse tantão de ônibus parado, deve ser algum evento mensal.

Estava com mais dois amigos no carro e fiquei refletindo em silêncio sobre quantas pessoas cabem naquela igreja e sobre o dízimo arrecadado no local. A igreja é a sede mundial, é monstra, gigante, anormal, lá dentro eles oram, louvam, cantam, gritam, doam, crêem e é claro, entregam o dízimo. Uma vez passei na porta dessa mesma igreja a pé e tive a curiosidade de escutar por um instante, o que o pastor gritava: "Doem, quanto mais você entregar, mais o Senhor retribuirá na sua vida, quanto mais você demonstrar que confia nele, mais Ele abençoará você, confie no Senhor, Ele é o único que realmente te ama..." E por aí vai...

Acho que cada um é cada um e se a pessoa aredita mesmo que doando dinheiro para um templo religioso ela terá bençãos de Deus, que doe, não tenho nada com isso, mas confesso que acho tudo um tanto quanto estranho.

Querer colaborar com a conservação, ampliação e reforma do templo religioso que a pessoa frequenta é mais do que justo, mas doar achando que Deus te dará bençãos por isso, realmente não faz sentido. Deus espera muito mais do que isso das pessoas, Deus espera boas ações, Deus espera bom coração, Deus espera sentimentos nobres e verdadeiros no coração de cada um de nós, Deus espera que você se doe para as pessoas e não que doe dinheiro, simplesmente, Deus espera atitudes de irmandade, de cristãos de verdade.

Não quero generalizar, mas é claro que tem instituições religiosas que agem de má fé e se aproveitam do dízimo e fazem do mesmo uma grande lavagem de dinheiro. Uma amiga minha que entende muito sobre o assunto "bíblia" me explicou que o dízimo ele realmente é citado na bíblia, mas não da forma como um grande número de religiões usufrui dele. O dízimo é citado como uma doação não necessariamente para o templo religioso, mas sim para os irmãos mais carentes, que necessitam de ajuda seja para se alimentar, para se vestir, para estudar, para fazer um tratamento de saúde, não importa, o intuito é ajudar o próximo e não construir cada vez mais e mais espaços físicos religiosos.

Imagina se dentro daquele espaço imenso daquela igreja fossem construídos vários quartos, alojamentos, salas de computação e todo o dinheiro arrecadado como "dízimo" fosse revertido para manutenção, alimentação, saúde, educação, e que fosse criado oportunidades de emprego, de moradia, de aprendizado, para cada um dos moradores do alojamento? Será que Deus sorriria mais para você, com sua doação para a igreja ou será que ele sorriria mais para você por sua colaboração com este espaço dedicado as pessoas carentes e com seu trabalho voluntário? Acho que vale a pena pensar sobre o assunto.

Admito que religião é importante e conversar com Deus, louvar à Deus é mais importante ainda, seja como for e na religião que for, e admito ainda que eu sou uma pessoa absurdamente relapsa no assunto, mas não adianta simplesmente frequentar uma religião e não ter Deus no coração de verdade. Isso é hipocrisia. Não adianta guardar mágoas no coração, ou ser uma pessoa vingativa, ou invejosa, não perdoar, desejar mal ao próximo, trair, ser egoísta, ganancioso ou cultivar qualquer outro sentimento que Deus não aprove.

Pior do que tentar enganar a si mesmo, é tentar enganar a Deus, então se for fazer algo, que faça sempre de coração.

3 comentários:

Rafa disse...

Tha seu post está divino...hehe...Falando sério, a religião é realmente importante mas ela não deixa as pessoas perfeitas. Alguns defeitos sempre teremos e essa é a função da religião além de te religar a Deus. Cuidar para que esses defeitos não superem suas qualidades. Não espere nunca que uma pessoa seja perfeita por mais religiosa que ela seja pq se essa pessoa existisse ela seria a reencarnação de Cristo, Deus, etc, ela não precisaria estar viva. bjo

Thais Denker disse...

Não espero perfeição, mas espero no mínimo bons sentimentos e boas ações do próximo e de mim mesma. Imaginei que você fosse gostar do post.

Rafa disse...

Quando uma pessoa tem uma religião com certeza ela começa a fazer boas ações e a ter bons sentimentos mas o que quero dizer é que as vezes em um momento de fúria você acaba esquecendi disso td. e isso é normal até vc ter um grande desenvolvimento espiritual. Adorei o post, gosto de ver vc falando sobre Deus seja como for.