11 outubro 2006

Realidade

Sábado resolvi caminhar pela Avenida Paulista e é claro que a mesma é cheia de atrativos, mas esse pai e filha me chamaram mais atenção do que a programação do Itaú Cultural, mais do que os artesãos que ficam espalhadas pela avenida, embora o rapaz fosse um deles, mais do que os prédios com diferentes estilos de arquitetura, mais do que todas as bijouterias que ficam expostas ali.

O rapaz estava comendo um yakissoba com tanto gosto, com tanta vontade e com tanto desespero que chamou muito a minha atenção. Entre uma garfada e outra ele colocava uma porção caprichada na boca da criança, que evidentemente demorava bem mais para mastigar e engolir todo o alimento.

Muitas vezes esse tipo de situação passa batido por todos nós, como se fosse algo comum, normal, mas desculpa, não é normal a pessoa não ter alimento, não ter uma vida digna, não ter serviços públicos decentes, não ter moradia e há ainda pessoas que julgam e falam que é vagabundo, que não gosta de trabalhar, que prefere pedir...lamentável. Enquanto existir pessoas com esse pensamento egoísta, medíocre e pobre de espírito vai dificultar ainda mais. Lógico que há muita gente que realmente é acomodada, preguiçosa enfim, mas é exceção. Ninguém passa fome só por preguiça e sim por falta de oportunidade, de cultura e de educação.

Mais uma vez pensei no que mais eu poderia fazer para colaborar para que esse tipo de situação seja cada vez menos comum, mas foi em vão. Eu faço minha colaborações, como muitas outras pessoas, mas é muito pouco diante de algo tão complexo que não adianta só remediar o problema, ele deveria ser previnido desde sempre.

De qualquer forma aceito sugestões!

PS: Esse post me fez lembrar de uma história, a história do Duende, mas essa eu conto em um outro post.

Um comentário:

Anônimo disse...

É mesmo triste ver esse tipo de cena que acaba se tornando tão comum pra nós paulistas... Também me sinto com as mãos atadas, sem idéias pra ajudar a fazer essa população melhorar de vida.
Bjos!